Alimentar-se bem após a bariátrica
Como essa cirurgia reduz a capacidade do estômago, é essencial uma nova conduta alimentar. Veja as orientações do nutricionista Carlos Basualdo, do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares (Nota) do Hospital Sírio-Libanês, SP
Por Shirley Santos
1 No primeiro dia após a intervenção, dá-se início a uma dieta líquida de 50 ml a 100 ml (cerca de 1 a 2 copinhos de café). Ela inclui água mineral, chás, água de coco, isotônicos, caldo coado de carne ou frango.
2 A partir do segundo dia, a refeição oferecida é líquido-cremosa (sopas caseiras batidas, caldos, sucos e vitaminas coados e iogurtes). Ao final de três semanas, papas como purê de batata, carnes batidas e mingau podem ser saboreadas. Ao completar um mês são inseridas frutas e carnes macias, batata cozida, entre outras opções.
3 Com a liberação dos itens sólidos, mastigue bem carnes, pães e frutas para facilitar o “trabalho” do estômago e evitar a sensação de “estufamento” e até vômitos.
4 Após a cicatrização (cerca de 30 a 40 dias após o procedimento), o cardápio já pode ser ampliado. Porém, de forma saudável e em quantidades menores.
5 Evite – pelo período de um ano após a cirurgia – biscoitos recheados, doces, refrigerantes e outras guloseimas para não comprometer a perda de peso. Açucarados propiciam a “síndrome de dumping” (náuseas, fraqueza, suor frio intenso, desmaios e diarreia).
6 Priorize alimentos ricos em proteínas como carnes, leite de vaca ou soja, verduras e frutas. Adote também uma dieta pobre em gorduras (principalmente as saturadas).
7 Com a redução do estômago, os níveis de alguns hormônios que causam a fome, como a grelina, diminuem. Logo, seu apetite também. No entanto, apenas este “benefício” não a manterá magra. Procure controlar a ansiedade – para não exagerar à mesa – com o auxílio de um psicólogo e nutricionista no pósoperatório, por pelo menos seis meses.
8 Atenção às bebidas alcoólicas! Quem se submete à cirurgia fica menos resistente a este consumo – sem contar que elas são bastante calóricas.
9 É necessário repor algumas vitaminas e minerais por meio de suplementos alimentares. A capacidade reduzida do estômago limita a absorção adequada de nutrientes necessários ao organismo.
10 Mantenha-se sempre hidratada. O ideal é consumir água sem gás nos intervalos das refeições.
11 Coma devagar. Tanto o almoço como o jantar devem ser saboreados em 40 minutos. Além disso, os itens do prato devem ser cortados em tamanhos bem pequenos para facilitar a digestão.
Fonte: http://dietaja.uol.com.br//saude-fitness/187/alimentar-se-bem-apos-a-bariatrica-como-essa-cirurgia-reduz-a-182866-1.asp


Nenhum comentário:
Postar um comentário